Bem-vindo a Darwin 2009 | 21 Novembro 2014

PÁGINA INICIAL

Darwin representa uma revolução no pensamento científico; foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação dos ideais emergentes no século das luzes e para as mudanças que tornaram o mundo naquilo que hoje conhecemos. Gostaríamos que todos os portugueses conhecessem melhor a obra deste naturalista e percebessem o seu impacto. Consideramos que Darwin deve ser lembrado por todos e estamos a esforçar-nos por isso!

Alexandre Quintanilha

Durante o ano de 2009, a Ciência Viva e o Conselho de Laboratórios Associados convidaram todos a juntar-se às iniciativas que assinalaram o bicentenário do Nascimento de Charles Darwin e o 150º aniversário da publicação do livro “A Origem das Espécies”.

Darwin2009.pt visa agora mostrar as diversas iniciativas que decorrerem em Portugal durante estas comemorações, constituindo também um ponto de partida para discutir a Teoria da Evolução e as visões contemporâneas sobre os mecanismos de evolução biológica.

Participe nos fóruns de discussão e conheça as diversas actividades disponíveis.
Evolution MegaLab na Ciência Viva no Verão

O Projecto Evolution MegaLab marcou presença em mais uma edição da Ciência Viva no Verão.

Veja as fotografias das acções nos jardins das cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Tomar e Vila do Conde.

Exposição <i>Exuberâncias da Caixa Preta</i>

Exposição Exuberâncias da Caixa Preta

De 17 de Dezembro de 2009 a 25 de Julho de 2010, o Museu Soares dos Reis (Porto) contou com esta exposição de arte&ciência, a propósito do livro A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais de Charles Darwin.

Veja como tudo aconteceu.

Um exemplo de Evolução - borboleta <i>Biston Betularia</i>

Um exemplo de Evolução - borboleta Biston Betularia

Num típico exemplo de evolução, as proporções de indivíduos claros e escuros da borboleta Biston Betularia foram-se alterando ao longo dos tempos.

Descubra o que explica esta mudança e qual o tipo que teve mais hipóteses de sobrevivência ao longo da história.