Bem-vindo a Darwin 2009 | 21 Fevereiro 2019
PT EN
Banner da zona

Exuberâncias da caixa preta

Exposição no Museu Soares dos Reis propõe um encerramento de ano comemorativo.


“Exuberâncias da Caixa Preta” é o título proposto para um exposição que foi contruída a propósito do livro A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais de Charles Darwin. A exposição leva o cunho de vários parceiros, o IBMC.INEB, o Ciência Viva, a ESAD e o MNSR, e exibe até ao mês Março no Museu Nacional Soares dos Reis, um conjunto de peças de arte e científicas.

A encerrar o ano comemorativo de Charles Darwin os organizadores convidam o público a explorar uma exposição com um discurso onde não se encontra um percurso tradicional e informativo, mas sim uma proposta de leitura que permite alguns momentos de reflexão sobre a expressão das emoções. A exposição que ocupa 270 m2 da entrada do museu apresenta-nos a visão de Darwin e alarga-a a uma visão mais contemporânea.
 
Numa visão transversal entre arte e ciência, o visitante poderá encontrar  pintura, desenho, escultura, peças de anatomia e taxidermia, entre outras. Especial destaque terá a primeira edição do livro de Darwin, o auto-retrato de Aurélia de Sousa, ou mesmo uma peça anatómica de um cérebro humano, entre outros. Os famosos Clouets, os quais fazem parte do acervo do Museu Soares dos Reis, um deles da que se tornou conhecida por Rainha Margot, oferecida em casamento ao nosso D. Sebastião, retomam um espaço privilegiado nesta exposição.
 
A proposta de explorar o labirinto, o nosso cérebro figurado como Caixa Preta é o mote de apresentação de uma exposição que contou com inúmeras colaborações, desde museus, centros de Investigação, escolas de arte, outros individuais.

Convidamo-lo a uma reflexão a propósito do livro de Darwin...

Esta exposição habita o espaço entre a expressão física das emoções - estereotipadas e fruto da nossa biologia comum - e a extraordinária, e, por vezes, surpreendente, exuberância das suas representações, consequência inevitável da nossa pluralidade cultural e existencial, em que uma é necessariamente o reflexo da outra.

 

AGENDA


Darwin TV
Veja os videos na DarwinTv