Bem-vindo a Darwin 2009 | 21 Fevereiro 2019
PT EN
Banner da zona

A exposição

A exposição visou reunir um conjunto de obras centradas nas emoções e no seu entendimento ao longo dos tempos, de Darwin (Expression of the Emotions in Man and Animals, Charles Darwin, 1872) até hoje.

A motivação para esta temática prende-se com mostrar outras vertentes de trabalho a que Darwin se dedicou. O especial ênfase nas emoções permitiu, não só a exploração de vertentes menos conhecidas de Darwin, como estabelecer um percurso nas neurociências aberto por este cientista do século XIX, bem como algumas mudanças culturais operadas nesse período.

Ainda, pela actualidade da temática, os avanços e as reconsiderações tomadas na forma como se a sociedade vê e valora as emoções poderão ser expostas com recurso a divertículos que abrangem a produção científica, cultural e artística nacional. Na realidade, os inúmeros criadores portugueses que viram na expressão o mote para a sua obra, as deambulações entre ciência e arte perpetradas por algumas iminentes figuras nacionais, ou mesmo a forma como algumas das técnicas desenvolvidas e retratadas na literatura e na sétima arte, permitem o desenvolvimento de um filão contextual que irá conferir à exposição características de interesse único.

Reuniram-se peças de escultura e pintura do Museu Nacional Soares dos Reis, peças da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, do Museu da Universidade de Coimbra, do Instituto Português de Fotografia, da Faculdade de Belas Artes, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, primeiras edições de livros relevantes para a temática (colecção privada de João Relvas), cartazes de cinema, de peças preparadas para a própria exposição.

   

 

AGENDA


Darwin TV
Veja os videos na DarwinTv